terça-feira, janeiro 29, 2008

Nascimento do Garoto Bombril em 1978 pela DPZ


















Nascimento do Garoto Bombril em 1978 pela DPZ. O ano de 1978 representou uma nova fase na comunicação da Bombril e um marco na publicidade brasileira. Foi o ano que os criativos Francesc Petit e Washington Olivetto, então na DPZ, introduziram na propaganda uma figura que incorporou as mudanças comportamentais da época: o Garoto Bombril, representado pelo ator Carlos Moreno.

Neste período, em plena fase de ditadura militar, a sociedade assistiu a uma mudança de valores na sociedade. As mulheres começavam a valorizar mais os homens desprotegidos e tímidos, em detrimento do estereótipo machão e atlético.

O personagem ganhou de imediato a simpatia das donas de casa, e o Garoto Bombril deu maior ênfase à figura do garoto-propaganda. Desde então, surgiram outros com sucesso, como o Fernandinho (US Top, da Alpargatas), o Baixinho, da Kaiser, e Sebastian, da C&A, entre outros. Em 1986, Olivetto abriu sua própria agência, a W/GGK, atual W/Brasil, e a Bombril acompanhou a mudança.
Em 1994 a campanha foi para o Guinness Book, Livro dos Recordes, como a série de publicidade mais longa do mundo. Já em 2000 foi lançado o livro Soy Contra Capas de Revista, coletânea comemorativa do sucesso da campanha. Em 2004, a W/ anunciou o fim do personagem.








Dois anos depois, Carlos Moreno voltou a protagonizar o garoto-propaganda. Nestes 30 anos de história, comemorados com o recente livro Eterno ? 1001 Anúncios da Bombril, o personagem contabiliza mais de 350 comerciais gravados, imitando mais de 50 fi guras públicas, como Monica Lewinski e Pelé.

Nenhum comentário: