terça-feira, março 10, 2009

WPP se torna maior do mundo

Com faturamento de US$ 13,6 bi em 2008, grupo inglês ultrapassa o norte-americano Omnicom e vira o líder global do mercado publicitário
O grupo britânico de comunicação WPP, dono de redes como Y&R, Ogilvy e JWT, ultrapassou o norte-americano Omnicom, prorietário de BBDO, DDB e TBWA, e torna-se o maior conglomerado de agências de publicidade do mundo.Liderado por sir Martin Sorrell, o WPP obteve receitas de US$ 13,6 bilhões em 2008, ficando um pouco à frente do rival, que teve US$ 13,4 bi. Na terceira colocação ficou o Interpublic, dono da McCann Erickson, com US$ 7 bilhões, à frente do Publicis Groupe, dono das redes Publicis e Saatchi&Saatchi, que obteve US$ 6,9 bi.A aquisição da empresa de pesquisa TNS foi fundamental para o WPP alcançar a liderança, como aponta o Advertising Age. Como o fato ocorreu em outubro, o grupo britânico acrescentou à somatória das receitas os dois últimos meses de 2008 da companhia comprada. Se fosse considerado todo o ano da TNS, as receitas totais subiriam para US$ 15,4 bi.Nos últimos anos, Sorrell adotou a estratégia de adquirir empresas como TNS, Grey Group e 24/7 Real Media, tendo o claro objetivo de ficar à frente do Omnicom. Por outro lado, o grupo já soma uma dívida total de US$ 8,2 bilhões, contra US$ 3,1 bi do rival.

Nenhum comentário: