sexta-feira, março 02, 2007

CARNAVAL 2007


Tudo Pronto.
Viajo amanha (dia 14/02).
Na mala muita emoção e medo no coração... Expectativa a mil por hora.
Mas vamos embora!!!
No pé muito samba (alias tento né ...Sei sambar em BH e não no Rio)
Me aguarde estou chegando!

Assim que desembarguei, percebi o porquê o Rio é maravilhoso, aquele sol que te dá as boas vindas, (antes do assaltante), 40° graus na sua pele (já estava ficando mofada com tanta chuva em BH).

Homens perfeitos, as mulheres também, convenham; mas os homens... Putz...Caraca Fala Sério (como diz meu afilhado de 17 anos (se referindo as mulheres): todos pegáveis RS) . Era cada um e olha que não tinha chegado há praia ainda.

Meu Deus... Só Bad Boys, Pit Bulls, (detesto isso né!) fala sério ..estou no paraíso: Corpos sarados, tatuagens enormes, cabelos atrapalhados pelo vento , sungas brancas,bíceps maiores que minhas coxas.. Eu sofri. E eu devidamente acompanhada (ai..aia..ai..muita calma nessa hora RS) mas eu falei com ele ..RS não tem como esconder .. Meninas casadas, namorando não vá ao Rio, principalmente na Barra da Tijuca, “O pecado realmente mora ao lado. (que lado).

Assim é o Rio de Janeiro, maravilhoso, mas perigoso.

Os ensaios no barracão em Nilópolis eram realmente maravilhosos, até quem não gosta de samba iria arrepiar de tanta energia que tem naquele lugar, e inexplicável. O som da bateria até a alma arrepia, é contagiante, não tem como ficar parado, o suor escorre no rosto, a roupa gruda na pele, gente por todos os lados, ao som de uma única música “ Sou kilombola Beija Flor” e a cada refrão o barracão ia abaixo todos cantando e dançando. Ninguém fica parado e simplesmente maravilhoso. A rainha da bateria, nossa, samba muito, e é linda.

Entre o samba e o funk seguiam meu carnaval, praia, barracão e bailes, o que mais um ser humano queria. A notícia que seríamos a última escola a entrar no sambódromo, pra mim, não fazia a menor diferença até porque era a primeira vez que eu desfilava. Muitos gostaram outros não.

Dia do desfile, todo mundo nervoso (todo mundo eu ), último ensaio no barracão, um grande corre e corre danado, e o pedido pra que chegássemos mais cedo a avenida, arrumar as coisas até ai sem problemas, porém, o mais cedo era meia noite. Já comecei a estranhar, pois, se íamos entrar às 5 e tanta da manhã.

Na prática isso significou horas e horas em pé de salto, e não deu outra a realidade de quem desfila e muito diferente de quem assiste pela televisão ou dos “artistas “ que são fotografados o tempo todo. Você fica em uma avenida que parece não ter fim, e não da pra ver nada na sua frente, pois, tem vários e vários carros na sua frente, que são montados naquele instante pra entrarem, e ao fundo você escuta o enredo das outras escolas bem no fundo (como se fosse um zumbindo).

A alegria do meu primeiro desfile, (que fez ele virar o último) ia se desvaindo em tortura, aquele povo todo pronto ali parado esperando, vai te deixando agoniado (como exame do Detran) espere nada de dar claro, às 6 da manhã que foi quando a escola realmente entrou.

Para quem era de fora do carnaval (como eu), claro estranhei tudo, mas ver o povo correndo, pra buscar a lantejoula da roupa do sicrano, a cola do carro X, entre outras coisas.. E amor, amor à escola, amor a comunidade, eles não reclamam de nada, eles não falam mal ninguém, cada qual com sua função, e te ajudam a tirar a roupa pra ir por “pipi móvel”. Eu fiquei encantada com a prestatibilidade das pessoas ali. Juro que eu queria ter reclamado menos, e ter ajudado mais.

Os fogos começaram a escola entrou às 6 da manha, pena que eu não vi nada disso, alias, vi pela televisão. Não existem 80 minutos nessa hora, seu coração dispara o medo de não cair, de não fazer feio (fora o cansaço). E tão rápido que parece que dura 20 minutos, não se vê nada, só se ver o cara que está na sua frente te ajudando a não esquecer a letra da musica e a coreografia. Não me vi pela televisão e não pode levar câmera pra tirar foto quando entra na avenida de fato. O desfile sendo visto pelos os meus 1,65cm +15cm do salto não me beneficiou muito não.

Mas valeu: Amei a Beija Flor, e acredito que sempre amarei a escola, o barracão e a comunidade que conheci.

Bjos a todos e Brigada pela paciência.
Esse foi meu carnaval de 2007


OLHA O ENRENDO


Olodumaré, o Deus maior,
o Rei Senhor Olorum derrama a sua alteza na Beija-Flor Oh! Majestade negra, Oh!

Mãe da liberdade África: O baobá da vida Ilê Ifé

Áfricas:Realidade e realeza, axé Calunga cruzou o mar

Nobreza a desembarcar na Bahia A fé nagô-yorubá, Um canto pro meu orixá tem magia Machado de Xangô, Cajado de Oxalá Ogum yê, o onirê, ele é Odara


É jeje, é jeje, é querebentã

A luz que vem de Daomé, reino de Dan

Arte e cultura casa da mina

Quanta bravura negra divina


Zumbi é rei Jamais se entregou, rei guardião

Palmares hei de ver pulsando em cada coração Galanga pó de ouro e a remissão enfim

Maracatu chegou rainha ginga Gamboa, a pequena África de Obá Da Pedra do Sal viu despontar a Cidade do Samba Então dobre o run Pra Ciata d`Oxum imortal Soberana do meu carnaval na princesa nilopolitana Agoye o mundo deve o perdão

A quem sangrou pela história Áfricas de luta e de glória


Sou quilombola Beija-Flor

Sangue de rei, comunidade

Obatalá anunciou

Já raiou o sol da liberdade

Nenhum comentário: