quarta-feira, setembro 16, 2009

CBS quer expandir sua atuação no Brasil

Gigante global começa pela mídia exterior e vê oportunidades na internet e nos celularesCircunstâncias favoráveis tais como a licitação pelo mobiliário urbano de São Paulo entusiasmam o investimento no mercado brasileiro por parte de multinacionais como a CBS Outdoor. O gigante global de mídia chegou ao País no ano passado. Nos últimos meses, montou sua equipe comercial, e agora começa a implementar seus planos de crescimento.O desembarque da CBS é decorrência da compra das operações da International Outdoor Advertising no Brasil, na Argentina, no Chile e no Uruguai, onde somava cerca de 7 mil faces publicitárias. O negócio, avaliado em US$ 110 milhões, foi concretizado no início de 2008. De lá para cá, a empresa já dobrou seus pontos de exibição nos países da região.

No Brasil, a IOA havia comprado três empresas de outdoor entre 1999 e 2001: Sistema Prolix, atuante no Rio Grande do Sul; TecMídia, que tinha sede em Curitiba; e Tenda Comunicações, braço da construtora Tenda, que atuava em Minas Gerais e São Paulo. Em um primeiro momento, todas essas operações foram unificadas sob o nome de TecMídia.Apesar de ter adotado a marca CBS Outdoor em 2008 e contratado, em fevereiro deste ano, o diretor geral Ricardo Barbosa (ex-Time For Fun), só agora a empresa começa a se apresentar ao mercado nacional.A CBS é uma das grandes corporações da mídia mundial. Seu faturamento de US$ 14 bilhões em 2008 foi puxado pelas operações de televisão nos Estados Unidos. Entretanto, os negócios de mídia exterior já respondem por 15% do total, algo próximo a US$ 2,2 bilhões no ano passado.

Além disso, a companhia mantém 51 rádios em território norte-americano, editoras de livros e uma crescente operação de internet - que inclui o portal CNET.com e o serviço de compartilhamento de músicas Last.fm."Queremos expandir a operação brasileira e aproveitar a sinergia com as demais empresas do grupo, atuantes em segmentos que vão desde a produção de conteúdo até as propriedades na mídia. As operações de TV e rádio estão limitadas pela legislação brasileira, mas as de internet, mobile marketing e mídia out-of-home têm muito espaço para crescer por aqui", acredita Barbosa.

Por enquanto, além dos painéis exteriores feitos de lona, única modalidade que a CBS explora atualmente, estão no plano da empresa outras três vertentes principais de crescimento no mercado brasileiro: mobiliário urbano, mídia indoor em meios de transporte e pontos de exibição no varejo, especialmente shoppings e supermercados.No caso da mídia exterior, o objeto do desejo são as licitações previstas pela prefeitura de São Paulo para o mobiliário urbano e relógios de rua. "

Não acreditamos que a cidade irá permanecer sem mídia exterior. As empresas atuantes neste mercado eram extrativistas. Esta indústria já amadureceu, aprendeu a conviver com o modelo restritivo, e saberá dar sua contrapartida à cidade a partir da exploração ordenada do espaço público, como acontece em outras metrópoles, como Nova York e Londres", avalia.A seu favor, a empresa tem a experiência de quem administra mais de 1 milhão de faces publicitárias em 14 países, nos quais emprega 4,5 mil funcionários - o que faz dela uma das três maiores do mercado global, com aproximadamente 10% de share, e a líder nos Estados Unidos.

A equipe brasileira é formada por 60 pessoas entre funcionários e profissionais terceirizados, atuantes no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo - sendo 20 deles na área comercial.

"Uma de nossas prioridades é o Grande ABC e o interior paulista. Temos um plano agressivo de instalação de novos pontos para dobrar a quantidade de painéis que administramos até o fim do ano", adianta Barbosa. Entre os negócios estudados está a comercialização de painéis de terceiros - que, futuramente, podem ser alvos de compra pela CBS.

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