quarta-feira, setembro 23, 2009

Com altas cifras, Record lança R7

Portal entra no ar no próximo dia 27 com R$ 100 milhões em investimentos e com o objetivo de reformular a estrutura digital do grupo de mídia




Os números são altos: R$ 100 milhões investidos na infraestrutura do projeto e na contratação da equipe, R$ 50 milhões reservados apenas para a campanha de lançamento, 150 profissionais vindos de diversos veículos de internet do País e um prazo máximo de seis meses para transformar tudo isso em um grande portal de notícias. Os resultados - ou, pelo menos, a primeira impressão deles - poderão ser sentidos em 27 de setembro, data em que a Rede Record comemora 56 anos e coloca no ar o R7, sua principal aposta para o ano de 2009.Criado para ser a face digital do grupo, o R7 foi projetado para fornecer em tempo real uma cobertura completa dos principais fatos e acontecimentos do dia, sob os pilares de jornalismo, entretenimento, esportes e multimídia.


Há espaço também para canais opinativos e analíticos e com grande ênfase na prestação de serviços. "A ideia é ter um portal que fale com o leitor e aponte como todas aquelas notícias do cotidiano impactam a vida dele. Queremos mostrar que é possível produzir um conteúdo editado instantâneo, que o internauta possa acessar e encontrar ali tudo aquilo que quiser", explica Antonio Guerreiro, diretor de conteúdo do R7.


Mais do que um portal de notícias, a cúpula da Record espera que o R7 represente um novo modelo de interação entre internet e TV. "A maneira com que o conteúdo do R7 irá se conectar ao da TV ainda é inédita; assim como a forma com que aproveitaremos o conteúdo da emissora, das afiliadas, das rádios, do Record News e de todo o grupo dentro do portal", promete Guerreiro. Apesar do vínculo com a emissora, a Record salienta que o R7 não é o seu portal institucional. "A Record é a principal parceira do R7, mas faremos uma cobertura ampla de tudo, inclusive das notícias de outras emissoras", frisa Guerreiro.As dimensões da equipe de jornalistas, a estrutura e a quantidade de canais do portal - cujo layout será mantido em segredo até a estreia oficial - traduzem um pouco das pretensões da Record com a empreitada. "Um grupo de comunicação como a Record não poderia entrar no universo digital de uma forma tímida", comenta o diretor geral Fabio Tucilho, que foi deslocado do posto de diretor executivo da Record News para direcionar as operações do R7.


Comercial,Há poucas semanas, o grupo começou a formar o time que terá a missão de fazer o R7 "acontecer" dentro do mercado publicitário. Para assumir a direção comercial foi convidado o ex-vice-presidente de operações e negócios da então Fischer América (hoje Fischer + Fala), Dado Lancellotti, que procurou profissionais com vivência na área de internet para compor a equipe.Sem dar mais detalhes, Lancellotti adianta que o R7 abrirá espaços para diferentes estilos de inserções publicitárias, como patrocínios de coberturas especiais e inserções nos vídeos e materiais multimídia. "Pelas visitas que fizemos a algumas agências já percebemos a boa aceitação do portal. Também pretendemos captar cotistas para o lançamento, que apostem no R7 desde o início e depois detenham benefícios nos planos comerciais futuros", diz.Embora a diretoria não revele muito da estratégia de divulgação, sabe-se que o R7 irá demandar uma mobilização de todas as emissoras do grupo.

Alguns teasers e mensagens já estão no ar e o portal será divulgado de forma ininterrupta nos programas da casa. No dia da estreia, 27, um coquetel comemorativo para a imprensa será realizado na sede da emissora, em São Paulo.

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